Após tomar conhecimento dos casos de dengue registrados em Feijó, o prefeito Dindin Ferreira, retornou ás pressas de uma viagem ao Rio Paraná do Ouro onde acompanhava o atendimento de saúde. Agora, a Prefeitura está liderando uma grande mobilização contra a doença que envolve igrejas, escolas, lideranças comunitárias e voluntários em geral.
Até agora já foram diagnosticados 11 casos positivos de dengue em Feijó e 102 duas pessoas apresentam sintomas, segundo a gerente de vigilância epidemiológica municipal, Lucenilda Oliveira. Como os pedidos são urgentes, os resultados dos exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen) em Rio Branco são divulgados em 3 dias.
Os registros de casos de dengue em Feijó surpreenderam a população e autoridades de saúde. A equipe de vigilância epidemiológica municipal, realizava constante monitoramento e ainda não tinha encontrado mosquitos infectados. Das larvas pesquisadas até agora, pelo menos 38 estavam infectadas o que indica que as pessoas contraíram a doença na própria cidade. “Mas o primeiro caso pode ter sido importado”, diz Lucenilda Oliveira.
O prefeito Dindin Ferreira, coordenava uma equipe prestando atendimento de saúde a famílias de ribeirinhos no Rio Paraná do Ouro, quando foi surpreendido pela notícia e retornou as pressas, deixando o secretário de saúde no comando da expedição. De volta à cidade, o prefeito autorizou várias ações de combate à doença como um grande mutirão de limpeza nas ruas e em fundos de quintais, eliminando os recipientes que servem de criadouros para o aedes aegypti. No rádio, Dindin Ferreira pediu calma aos moradores e convocou movimentos sociais, igrejas e estudantes para uma completa mobilização contra a doença. A resposta foi imediata, além de agradecer o prefeito pela preocupação e o retorno da viagem, os moradores se colocaram a disposição e um mutirão será realizado a partir desse sábado pelos bairros.
“Nós explicamos a situação aos moradores e eles entenderam, assim, todos de mão dadas já estamos realizando um grande trabalho contra o mosquito da dengue. Não tenho dúvidas que já nos próximos dias estaremos livres dessa doença. Eu quero agradecer o estado, os nossos servidores, as igrejas e todos os voluntários que estão empenhados por essa causa”, comenta, Dindin Ferreira.
O prefeito de Feijó comentou ainda críticas que segundo ele, foram publicadas em uma coluna do jornalista Leonildo Rosas. “Os casos de dengue são uma surpresa desagradável para todos nós, mas tenho certeza que com fé em Deus nos próximos dias estaremos livres dessa doença. Agora eu quero parabenizar o nobre jornalista por não encontrar nenhum caso de dengue em Rio Branco, onde ele mora”, alfineta Dindin.
Fonte: Tribuna do Juruá