terça-feira, 5 de abril de 2011

Índios protestam no Acre contra atendimento de saúde nas aldeias

Cinco meses de protestos na tentativa de sensibilizar os governos federal e estadual sobre saúde nas aldeias.



Mais de 100 indígenas de 14 etnias participaram nesta terça-feira, em frente ao Palácio Rio Branco, no Acre, de um protesto contra a política de atendimento de saúde dos governos federal e estadual.

Os índios, que protestam há cinco meses contra a situação, já chegaram a acampar em frente ao prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), por causa do desvio de verbas destinadas ao atendimento da Casa de Apoio Saúde do Índio.

Os indígenas também já invadiram o prédio, impediram a entrada e saída de funcionários e mantiveram o coordenador regional da Funasa como refém. Na semana passada, o mesmo grupo realizou um protesto na frente da Casa Rosada, como é conhecido o local onde funciona o escritório  do governador Tião Viana (PT).

Até agora o movimento não obteve conquistas com as críticas ao “descaso” da Funasa e da Secretaria Especial de Atendimento aos Povos Indígenas, do governo estadual.

Três assessores do governador apresentaram aos indígenas um documento no qual o governo estadual afirma que tem compromisso com a “universalização e humanização do atendimento de saúde” e se compromete a melhorar a qualidade dos serviços prestados aos povos indígenas.

A Secretaria Estadual de Saúde promete agilizar o agendamento de cirurgias, exames e consultas dos indígenas que buscam tratamento em Rio Branco.

O governo estadual se comprometeu ainda a realizar três edições do Programa Saúde Itinerante nos municípios de Santa Rosa do Purus e de Assis Brasil e pediu a indicação de um representante do movimento para acompanhar ações nos atendimentos de média e alta complexidade.

Outra proposta do governo estadual para acalmar os indígenas prevê o agendamento de uma reunião com o secretário Especial de Saúde Indígena, Antonio Alves, do Ministério da Saúde, em Brasília.








Fotos: Altino Machado/Terra Magazine

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites