sexta-feira, 6 de maio de 2011

Pesquisadores estão em Feijó para expedição no Rio Envira

Sex, 06 de maio de 2011

 Foto: Roger Gomes/feijoacre.com.br

Socializar informações, trocar experiências e validar pesquisas cientificas são propostas do Intitulado Trem do Conhecimento, idealizado por um grupo de cientistas, que apostam na pesquisa associada a experiência.


Durante 10 dias um grupo formado por pesquisadores técnicos e representantes de instituições governamentais irá realizar uma expedição ao longo do rio Envira no município de Feijó-Acre, disseminando informações científicas, trocando experiências e validando suas pesquisas conforme a sabedoria tradicional das comunidades ribeirinhas de Nova cidade, Porto Rubinho, Santa Rosa e Curralinho. A expedição parte no dia 07 de maio.

Nas comunidades serão realizadas palestras sobre Mudanças Climáticas e a Negociação do Clima, Impactos das Estradas, Manejo de Bacias, Monitoramento de Desmatamento e Queimadas, Importância do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Feijó e Ordenamento Territorial. Os materiais utilizados nas palestras, como banners, pesquisas e outros serão deixados nas comunidades.


De acordo com a pesquisadora e coordenadora do escritório do IPAM no Acre, Elsa Mendoza, a iniciativa inovadora do Trem sugere a idéia de que cada vagão carrega um saber. “Se partimos com 10 vagões, retornamos com 15, por exemplo. Levamos informações, mas também retornamos com muitas, a sabedoria tradicional embasa nossas pesquisas, pois vivenciamos, mesmo que por alguns dias, a realidade das comunidades que visitamos. Assim, conhecemos através de conversas e explanação por parte destes, suas necessidades e potencialidades”, relata a pesquisadora.


Os expedicionários que embarcam nesta viagem são pesquisadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), The Woods Holl Research Center (WHRC), University of Florida (UF), Secretária de Meio Ambiente do Estado do Acre (SEMA), Unidade Central de Geo Processamento (UCGEO) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Feijó (STTRF).


O Trem é realizado como parte integrante das atividades desenvolvidas pelo Consórcio MABE (Manejo Ambiental de Bacias e Estradas), financiado pela USAID.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites