terça-feira, 14 de junho de 2011

Escola promove concurso de ortografia em Feijó

Ter, 14 de junho de 2011


A escola Francisco Nunes Leitão realizou nesta sexta feira dia 10 de junho mais uma ação do PDE, com o objetivo de despertar nos alunos o interesse em escrever bem.

Foi feito uma seleção dentro de cada sala de aula pelo(a) professor(a) onde foram selecionados os alunos que representariam suas turmas para competir com outras turmas do mesmo ano e os classificados iram para a 2ª etapa do concurso.

"A Ortografia, palavra que pela etimologia significa escrita correta, é a parte da Gramática que indica como devem ser grafados os vocábulos de uma língua. Ela estabelece normas e define a forma correta de cada palavra, incluindo o uso do hífen, dos acentos e sinais gráficos, da pontuação e das letras maiúsculas. Essas normas existem porque a escrita não é puramente fonética, isto é, para escrever corretamente uma palavra não basta transcrever o que se ouviu, pois nem sempre a uma só letra corresponde um só fonema (som). Além disso, levando-se em conta as diferenças de pronúncia de cada região, existiriam, num mesmo país, várias formas para uma mesma palavra. Assim, existe um padrão que leva em conta a fonética, a tradição e a etimologia. A Ortografia é regulamentada por leis, fruto de acordos ortográficos. Para se conseguir um bom nível ortográfico seria ideal conhecer a origem das palavras. No entanto, como isso nem sempre é possível, pode-se contar com a memória visual, treinada com bastante leitura e redação. Também é importante saber algumas regras que podem resolver boa parte das dificuldades."



Fonte: FNL

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites