segunda-feira, 11 de julho de 2011

Escola de Feijó está na final do Prêmio Gestão Escolar

Seg, 11 de julho de 2011


O Premio Gestão é uma iniciativa do governo do Acre por meio da Secretaria de educação do estado. Para a instituição concorrer ao Prêmio Estadual de Gestão Escolar é necessário que a escola faça uma auto avaliação compreendendo aspectos como gestão de pessoas, atuação no conselho escolar, integração com a comunidade, participação da comunidade escolar na elaboração das práticas pedagógicas e outros fatores.
O governo, através da Secretaria de Estado de Educação, contempla as escolas vencedoras com uma quantia em dinheiro para o primeiro, o segundo e o terceiro lugares e uma viagem de intercâmbio aos Estados Unidos para o gestor; 1º Lugar:
A escola Estadual Ensino Fundamental Francisco Nunes, se destaca perante a sociedade feijoense, por desenvolver um belíssimo trabalho educacional, buscando sempre a qualidade na educação e da educação, prova disso são os indicadores educacionais, referente ao IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) que conseguiu atingir um indicador de 4,8 no ano de 2009. A escola tem 526 alunos matriculados de uma faixa etária de 06 a 14 anos, atendendo uma modalidade de ensino do 1º ao 5º Ano.
Segundo a Diretora Ana Maria das Neves, é a terceira vez que a escola Francisco Nunes se candidata ao Prêmio estadual de gestão escolar e pela segunda vez a mesma ficou classificada entre as dez escolas melhores do Acre.
A comunidade atendida é oriunda de bairros periféricos, com poder aquisitivo variado, onde em sua maioria os pais dos alunos são oriundos da zona rural. Por isso a escola busca desenvolver vários projetos, dentre os quais podemos destacar o projeto de Leitura e Escrita Fonte de Sabedoria,outro Projeto de grande relevância para a comunidade escolar é o projeto Aluno Nota 10, é um projeto que vem sendo trabalhado desde 2009 e este projeto tem como objetivo geral , contribuir para a melhoria da qualidade de ensino visando reduzir a reprovação e a evasão escolar e despertar no educando o gosto e o prazer de estudar. Este projeto classifica os 4 primeiros lugares com o maior número de 10 e este ano foi acrescentado mais uma premiação sendo mais um aluno contemplado com essa ação pedagógica.
Com este projeto Aluno Nota 10 a escola está gradativamente reduzindo a reprovação conseguindo acabar com a evasão escolar, com isto, a escola conseguiu aumentar seu IDEB, que era de 3.6. no ano de 2007, isso graças ao esforço da equipe Gestora que não mede esforços juntamente com todo corpo docente da escola e toda comunidade escolar e parceiros, e demais segmentos da sociedade. A escola conseguiu alcançar o IDEB de 4.8, está média é a média prevista para o ano de 2017.
A meta para 2011, é uma meta bastante ousada, pois a escola quer chegar e vai chegar se Deus quiser, a 5.5 no IDEB.
Além destes projetos a escola desenvolveu outros projetos :De inclusão, Conhecer para Ajudar, Gincana de Matemática, Concurso de Ortografia, Soletrando, Educar Através dos jogos, Roda de Leituras, Rádio Escola. Dentre outras atividades que a escola busca a desenvolver outras atividades pedagógicas e sociais por meio de palestras, reuniões eventos culturais etc.Buscando envolver e integrar cada vez mais a comunidade familiar junto a esse processo educacional de aprendizagem, pois sabemos que o acompanhamento dos pais é de fundamental importância nesse caminhar de formação escolar de seus filhos concluiu a diretora, agradecendo de modo geral a todas as pessoas que contribuíram de forma significativa para esse resultado no processo de ensino aprendizagem.

Fonte: Acre Feijó

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites