terça-feira, 30 de agosto de 2011

Governo do estado entrega título definitivo para 101 famílias em Feijó

Ter, 30 de Agosto de 2011
Governo entrega documento da terra para assentados do projeto Recreio Berlim em Feijó
Foram necessários alguns anos de espera, muitas lutas e momentos difíceis. Mas o dia 29 de agosto entra para história do Projeto de Assentamento Berlim Recreio, do Instituto Federal de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Feijó, como a data em que as primeiras 101 famílias das 519 assentadas receberam o título definitivo da propriedade. Elas ganharam o documento da posse da terra das mãos do governador Tião Viana e do presidente do Incra, Taumaturgo Neto. A previsão é entregar mais 80 títulos ainda este ano.
Segundo o presidente do Incra, 20% das famílias receberam o título nesta primeira etapa e o trabalho continua para beneficiar todas as famílias. “Nós fazemos as visitas técnicas, vistoriamos se o assentado ainda mora na terra e enviamos o processo para Brasília. A demora ocorre porque essa ação tem sido feita em todo o Brasil”, explica Taumaturgo Neto. O PA Berlim Recreio teve sua área desapropriada em 2001 e foi criado em 2002.  O nome foi uma escolha da comunidade, que decidiu reunir os nomes dos dois seringais desapropriados para criar o projeto de assentamento.

Raimunda e Francisco Ferreira são casados e moram na área bem antes da desapropriação. Vieram do Alto Envira quando a borracha entrou em crise. Com o título definitivo em mãos ela conta que agora chegou o sossego que precisava. “Sem o documento a gente sabe que a terra não é nossa. Podem fazer qualquer coisa que não temos como provar ou recorrer. Agora tudo muda e eu acredito que fica melhor. Vai ser mais fácil tocar o barco daqui pra frente”, disse o produtor.

Para Raimunda, valeu a pena esperar: “A gente não imaginava que um dia teria luz. Hoje nós temos energia em casa. Não imaginava que teria escola. Hoje tem. Com a ajuda de Deus tudo vai chegando na nossa terra”, declarou.
Para o governador Tião Viana as ações de governo, executadas em parceria com o governo da presidente Dilma Rousseff, são gratificadas pelo reconhecimento das pessoas. “Hoje não temos só o documento da terra, tem outras ações chegando como a assistência técnica, o Luz para Todos, o ensino médio que já está presente aqui no projeto de assentamento, os ramais melhorados. Com esforço nós vamos mudando a realidade das pessoas e é isso que nós queremos, oportunidade para trabalhar pelo nosso povo”, comentou.

Luta pela posse da terra
Luiz Monteiro foi o primeiro produtor a assinar uma ficha de filiação junto ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feijó e também um dos que lutaram pela posse da terra. “Hoje é um dia histórico porque pra isso acontecer foi preciso muita luta, sangue derramado e até gente presa. Infelizmente eu tenho companheiros de luta que não viveram para ver este dia, mas esse título é mais que um documento, é o reconhecimento de todo o nosso esforço.”

A Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof) oferece assistência técnica dentro do projeto de assentamento. “Vamos iniciar agora mecanização das propriedades das famílias que vão trabalhar com o açaí. As mudas, produzidas no viveiro próximo ao rio Jurupari em parceria com a Secretaria de Florestas, já estão prontas para o plantio”, disse o secretário Lourival Marques.

O Incra anunciou que a partir do próximo ano também fará mecanização nas terras, para auxiliar os produtores com tecnologia na produção.
Fonte: agencia.ac.gov.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites