quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ONG DIZ QUE ÍNDIA ACREANA PODE SER MULHER MAIS VELHA DO MUNDO

Qua, 31 de agosto de 2011



Maria Lucimar Pereira, da tribo Kaxinawá, atribui longevidade a estilo de vida saudável.

Maria Lucimar teria sido localizada ao comparecer a um posto do INSS para recadastramento - uma norma para pessoas muito idosas.

 

Uma índia brasileira que se prepara para comemorar 121 anos de idade seria a pessoa mais velha do mundo, de acordo com informações da ONG Survival International, que defende direitos das populações indígenas ao redor do mundo.

Maria Lucimar Pereira, que pertence à tribo Kaxinawá e vive em Feijó no Acre, atribui sua longevidade a um estilo de vida saudável: ela diz que só come carnes grelhadas, peixe, mandioca e mingau de banana e não consome sal, açúcar ou alimentos processados.

O líder comunitário que se identificou como Carlos disse à ONG Survival que, apesar da idade avançada, Maria Lucimar continua ativa. Ela caminha pela aldeia contando histórias em kaxinawá, já que praticamente não fala português, e visita seus netos em áreas próximas.

Cadastro

De acordo com sua certidão de nascimento, lavrada em 1985, ela nasceu no dia 3 de setembro de 1890.

Maria Lucimar, entretanto, não é a única idosa de sua aldeia. Dos 80 habitantes do local, quatro teriam mais de 90 anos de idade.

'Frequentemente testemunhamos os efeitos negativos que mudanças forçadas podem ter em populações indígenas. É ótimo ver uma comunidade que manteve laços tão fortes com sua terra ancestral e que está colhendo os inegáveis benefícios disso', diz o diretor da Survival International, Stephen Corry.
A longevidade de Maria Lucimar ainda não foi registrada pelo Guinness World Records, que afirma que a mulher mais idosa do mundo é a americana Besse Cooper, de 114 anos.

A brasileira Maria Gomes Valentim, moradora de Carangola, em Minas Gerais, chegou a ocupar a posição brevemente, mas morreu no dia 21 de junho deste ano, poucas semanas antes de completar 115 anos.

Ainda de acordo com o Guinness, a pessoa que comprovadamente viveu mais até hoje foi a francesa Jeanne Louise Calment, que morreu em um asilo, em 1997, aos 122 anos de idade.

Pessoas ainda vivas

Na tabela seguinte estão representadas as sete pessoas mais velhas do mundo ainda vivas.

NomeSexoNascimentoIdadePaís
Maria Lucimar PereiraF3 de setembro de 1890120 anos e 361 diasBrasil
Besse CooperF26 de agosto de 1896115 anos e 4 dias Estados Unidos
Chiyono HasegawaF20 de novembro de 1896114 anos e 283 dias Japão
Dina ManfrediniF4 de abril de 1897114 anos e 148 dias Estados Unidos
 Itália
Jiroemon KimuraM19 de abril de 1897114 anos e 133 dias Japão
Delma KollarF31 de outubro de 1897113 anos e 303 dias Estados Unidos
Toshi HoriyaF8 de novembro de 1897113 anos e 295 dias Japão
Rosa Ann ComfortF21 de Janeiro,1879113 anos e 290 dias Reino Unido

Fonte: G1

Comentários
1 Comentários

1 comentários:

Ô dona Lucimar não vá morrer hein? Quem sabe Feijó num vai parar no livro dos recordes?! Pobrezinha se tem memso 120 deve de ter visto muita maldade que fizeram com os irmãozinhos índios no tempo dos coronel de barranco, dizem que eles estupravam e matavam as indiazinha donzela sem dó nem piedade! Se fosse os parentes dela escrevia um livro contando as histórias que ela ainda lembra, porque depois que morre já era, nosso município infelizmente não tem memória histórica, só vive o hoje, o agora.

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites