terça-feira, 20 de setembro de 2011

Agricultores de Feijó percorrem a interoceânica para ver impactos da estrada


Agricultores do município de Feijó, no Acre, percorreram cerca de 800km da estrada interoceânica  para conhecer os impactos sociais, econômicos e ambientais provocados pelo asfaltamento da estrada e o tipo de sistema agrícola  que é realizado na região. A expedição foi realizada, no período de 13 a 18 de setembro,
pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia  (IPAM) com apoio, no lado peruano, do Serviço de Sanidade Agrária do Peru (SENASA).
Foram 7 dias de viagem, desde a saída de suas comunidade em Feijó, até o ponto mais distante que chegaram, o município de San Gaban no Distrito de Puno-PE. O diferente cenário conhecido como Pampa encantou os expedicionários que, além da beleza identificaram a dificuldade da prática da agricultura devido ao relevo acidentado da região.
Ainda no Acre, os agricultores conheceram as iniciativas do governo em valorizar o homem do campo, visitando às fábricas Natex e Pisos e Tacos situadas no município de Xapuri. Os agricultores ficaram impressionados com o trabalho realizado em parceria com os seringueiros e comunidades do entorno. Um dos agricultores se emocionou ao ver o fruto do trabalho com a seringa transformado em uma fabrica que valoriza o trabalho do seringueiro. “ Eu filho de seringueiro, trabalho desde os meus 5 anos de idade quando meu pai já me levava para extrair borracha. Nunca imaginei ver nosso trabalho reconhecido como vi nessa fabrica, só falta agora uma dessas em Feijó”. Declarou o agricultor  da comunidade  Francisco Olímpio da Silva, de 64 anos.
Já  no lado peruano os agricultores visitaram propriedades nos municípios de Iñapari, Iberia, Alegria, Planchon, Puerto Maldonado e Mazuko, onde ouviram relatos dos agricultores peruanos sobre os benefícios e problemas ocasionados pelo asfaltamento da estrada.
Para o agricultor Benedito Vagner, da comunidade Nova União, a viagem foi uma forma de visualizar o que pode acontecer com eles quando o asfalto da BR364 for  concluído. “A Atividade proposta pelo IPAM nos possibilitou conhecer os dois lados da pavimentação da estrada, o positivo e o negativo. Ouvimos dos agricultores sobre a dificuldade em escoar seus produtos que, antes do asfaltamento da estrada levavam cerca de três dias para chegar na cidade e agora levam apenas algumas hora,  a comunicação com outros lugares também melhorou, mas infelizmente também ouvimos sobre os impactos negativos como os rios secos, desflorestamento, contaminação dos solos e rios e os conflitos por terra. O que espero é que o lado bom prevaleça na nossa região, agora que sabemos o que nós espera, vamos tentar evitar que o pior aconteça.
A viagem proposta pelo IPAM, faz parte do programa de atividades do Consórcio MABE (Manejo Ambiental de Bacias e Estradas), com financiamento da USAID.
Fonte: Janelao

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites