quarta-feira, 5 de outubro de 2011

STTRF realiza o 1º Grito da terra de Feijó com o tema "Liberdade e Soberania"


A comunidade rural acreana vive um momento de profundo descontentamento com a gestão de políticas governamentais que estão ou deveriam estar sendo destinadas a si. É notório que a política de sustentabilidade tão veiculada pelo Governo não tem subsidiado realmente a vida de quem mora na zona rural, daquele povo que tão arduamente tem ajudado a construir a história do Acre, e que ao longo de mais de 12 (doze) anos tem dado créditos (forma de votos) aos que hoje estão no poder.
Cabe lembrar que: Os que hoje estão no poder, emergiram dentro do discurso das massas e para as massas. Hoje, no entanto é perceptível um distanciamento entre esses. Percebemos um pequeno grupo elitizado e ao mesmo tempo um grande grupo beirando o descaso. A urbanização de nossos municípios nesta década nos coloca a caminho da periferia e conseqüentemente da miséria, pois o êxodo rural é uma ação clara da falta de políticas produtivas à comunidade rural e que com isso a maior fonte geradora de emprego e renda na zona rural, que sempre foi a agricultura familiar viu-se esmagada.
Nisto a real situação da maioria dos nossos trabalhadores rurais, caracteriza-se pela ausência de direitos sociais apregoados pela constituição federal como saúde e educação de qualidade, bem como vias de acesso e transportes para o escoamento de produção, além da necessidade de regularização de posses e da forma repressora como a legislação ambiental tem sido interpretada e aplicada, desconsiderando na maioria das vezes as peculiaridades locais.
Assim, necessário se faz; gritar, literalmente; a população rural precisa mostrar em alta voz o que sente, o que passa, o que precisa. Por isso, o 1º Grito da Terra - Feijó foi definido a realizar-se no dia 03 de outubro de 2011. Evento este que tem por objetivo resgatar a Liberdade e Soberania, através das reivindicações das urgências listadas na pauta a seguir:
Mecanização, criação de açudes e assistência técnica de qualidade.
Venda de credito de carbono pelos nossos produtores.
Desburocratização do credito do PRONAF e convênios do PROACRE com as associações.
Ampliação do programa luz para todos.
Aprovação da PEC 556. Projeto de lei que visa melhores salários aos soldados da borracha.
Abertura e reabertura de ramais com qualidade por parte do DERACRE, limpeza de rios e igarapés, varadouros e construção de pontes.
Saúde pública de qualidade para a população.
Educação de qualidade e formação técnica para os filhos de produtores rurais.
Um novo código ambiental que sirva aos nossos trabalhadores e não a interesses internacionais.
Implantação de telefones públicos para as comunidades rurais de difícil acesso.
Apoio ao escoamento da produção.
Implantação de um mercado de comercialização para os nossos produtores e produtoras rurais.
Implantação de novas urnas eleitoral nas comunidades mais distantes.
Regularização de posse e emissão de títulos definitivos.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites