sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Feijó forma terceira turma do Peem Poronga e beneficia 122 jovens e adultos

formatura_pem_poronga_em_feijo__fotos_mardilson_gomes_1.jpg


Adotado como política pública de ensino pelo governo do Acre com o objetivo de diminuir os altos índices de defasagem idade/série no Estado, o Programa Especial do Ensino Médio (PeemPoronga) tem mudado a vida de muitos acreanos. Presente em 17 dos 22 municípios do Acre, o programa tem como objetivo diminuir a distorção idade/série dos alunos da rede pública estadual de ensino
Feijó é uma das cidades onde o programa acontece. Nesta segunda-feira, 31, mais uma etapa foi vencida na vida de 122 jovens e adultos que festejaram a conclusão do ensino médio. A solenidade de formatura aconteceu na igreja Assembleia de Deus e foi bastante prestigiada por familiares e amigos dos formandos.
formatura_pem_poronga_em_feijo__fotos_mardilson_gomes_3.jpg
Desde que foi implantado em Feijó, há três anos, o PeemPoronga já formou 500 jovens e adultos. Muitos deles já ingressaram no mercado de trabalho, alguns como professores do próprio programa. Mais seis turmas estão previstas para acontecer em 2012.
Desenvolvido pelo governo do Estado, em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o PeemPoronga tem permitido baixar o índice de distorção idade-série nos municípios onde o programa acontece - prova disso é que em 2001 o índice de distorção era de 54%. Dez anos depois, esse número caiu drasticamente para 30%.
Este ano estão sendo formados 1.609 alunos nos municípios de Sena Madureira, Brasileia, Epitaciolândia, Rio Branco, Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul.
A adoção do PeemPoronga possibilitou também o aumento do número de alunos que concluem os estudos, a redução da idade com que os estudantes terminam o ensino fundamental e o crescimento da demanda por mais vagas no ensino médio, além da correção do fluxo escolar.
O secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, ressaltou sua alegria por estar participando de mais uma formatura do PeemPoronga. "A distorção idade/série é um problema que afeta a educação brasileira e de outros países também. A desistência pela continuidade dos estudos acontece por vários motivos, entre eles a dedicação a um novo emprego, casamento e filhos. Com os passar dos anos, as pessoas se dão conta de que precisam retomar os estudos. Para solucionar esse problema, o governo do Estado criou o PeemPoronga, que, por sua vez, tem aberto portas para novas jornadas na vida de muitos acreanos", revela.
O vice-prefeito de Feijó, Pelé Campos, enfatizou a importância do programa ressaltando que o PeemPoronga orienta na busca de novos horizontes e de um futuro melhor na vida dos jovens e adultos que acessam o programa.
Nascida na zona rural, Antonia Costa veio para a cidade para dar continuidade aos estudos. Segundo ela, não foi fácil conseguir seus objetivos. "A partir de agora quero caminhar em busca de melhorias e de uma vida melhor. Estudar no PeemPoronga foi um aprendizado que vou levar para toda a minha vida pessoal e profissional", declarou.
formatura_pem_poronga_em_feijo__fotos_mardilson_gomes_6.jpg
Da aldeia Nova Olinda, localizada no alto do Rio Envira, DheimersonKaxinawa de Matos sempre sonhou em concluir seus estudos. "Ser um dos beneficiados do PeemPoronga foi gratificante, pois aprendi a vencer etapas importantes, antes impossíveis para mim. Não existem idade nem limite para lutar com garra pelos nossos objetivos." 
O nome dado ao programa remete à lamparina usada pelos seringueiros que, colocada na cabeça, deixa as mãos livres e serve para iluminar o seringal. O projeto está presente em 17 dos 22 municípios do Estado (Brasileia, Bujari, Cruzeiro do Sul, Epitaciolândia, Feijó, Rio Branco, Sena Madureira, Senador Guiomard, Tarauacá, Vila Campinas, Xapuri, Assis Brasil, Mâncio Lima, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Porto Acre e Rodrigues Alves).
Fonte: Feijo.tk

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites