sábado, 19 de novembro de 2011

Fundação Elias Mansour lança edital de incentivo a cultura em Feijó


De acordo com Francisco Generoso da Silva, representante da Fundação Elias Mansour, que juntamente com uma equipe de diretores técnicos e conselheiros estão visitando todos os municípios do Acre para divulgarem todos os editais do Precult, que está inserido dentro do sistema estadual de cultura. E, também está equipe veio ao município de Feijó para que juntos todos fazedores de cultura do município e a equipe da FEM, possa escolher dois conselheiros um representante da sociedade civil e outro representante do poder executivo, com seus respectivos suplentes para fazerem parte do conselho estadual de cultura.
Por que de acordo com a criação da Lei 2.312/10, que implantou no estado do Acre o sistema estadual de cultura e assim, revogou a antiga Lei de incentivo a cultura, e que tornou o estado do Acre o segundo estado brasileiro, com implantação do sistema estadual de cultura. Isto é um grande feito, e uma grande conquista do povo do estado do Acre, porque durante dezesseis anos este sistema de cultura vinha sendo debatido nos bastidores, com os fazedores de cultura, por meio do conselho estadual de cultura, por meio de conferências e foi por meio destas cabeças pensantes, que foi possível implantarem o sistema estadual de cultura.
Com a implantação do sistema estadual de cultura, se teve um ganho muito grande porque dentro deste sistema se tem toda uma estrutura que está composta do conselho estadual de cultura, programa estadual de cultura. E, se tem também, o funcultua que é o banco que fomenta a cultura criada por este sistema, onde o governo do estado do Acre por meio de sua receita líquida destinará todo ano 0,5% de sua receita líquida a este fundo.
Tem um edital exclusivo para os indígenas e para as prefeituras para que as prefeituras contemplem o seu município criando suas políticas públicas de desenvolvimento da cultura.
Neste edital que contempla as prefeituras, o fundo de cultura do estado do Acre está colocando dinheiro para as mesmas possam mostrar seus próprios sistemas de cultura.
Hoje nenhum prefeito pode dizer que não pode criar seu sistema municipal de cultura, por não ter dinheiro, e hoje se tem dinheiro sim, para cultura. Só a receita líquida de 2010, deixou para o fundo R$ 2.900.000,00, e se tem uma previsão orçamentária para o ano 2012, para fundo de cultura do estado do Acre de R$ 4.000.000,00 para ser aplicado em projetos em proponentes de cultura em todos os municípios do estado do Acre.
Fonte: acrefeijonew.blogspot.com

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites