quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Golpe do “pacote perdido”: Essa quadrilha atuava no Acre há dez anos


Investigadores do setor de crimes contra o patrimônio da 1ª Regional (Cadeia Velha) conseguiram desbaratar no dia de ontem, uma quadrilha especializada que há mais de 10 anos vinha agindo na Capital, aplicando vários tipos de golpes, dentre eles do “pacote perdido”.

Na manhã de ontem, em um dos hotéis da região do bairro Cidade Nova, foram presos Roseli Silva da Conceição (38), Sidney Mendes da Silva (36) e Cordovan Chaves Lobo (50), este último apontado como o chefe do grupo que tem mais dois integrantes sendo caçados.

Segundo os investigadores que participaram da operação, há mais de 10 anos a quadrilha vinha agindo em Rio Branco. Todos os integrantes residem em Porto Velho e vinham para o Acre durante o período de pagamento do funcionalismo público, aplicavam os golpes e retornavam para Rondônia.

O golpe mais aplicado e que já rendeu mais de R$ 200 mil para a quadrilha era o manjado “pacote perdido”. Dois ou três integrantes do grupo caminhavam na frente da vítima escolhida, deixavam cair um pacote e uma nota de R$ 100 para dar impressão que o restante era dinheiro.

A vítima, geralmente com boa intenção, alertava a pessoa que deixara cair o pacote. Esta, demonstrando gratidão, lhe oferecia uma boa recompensa, que deveria ser recebida no escritório da empresa que seria dona do dinheiro perdido.

No caminho, os integrantes geralmente comandados por Cordovan Lobo, encontravam uma forma de iludir a vítima, ou mesmo usando da violência, tomavam os valores, geralmente dinheiro. Eles fizeram quase uma centena de vítimas nos últimos anos.

Vários delegados que passaram pela 1ª Regional tentaram, sem êxito, desbaratar a quadrilha. É que os ladrões agiam em Rio Branco somente na semana do pagamento do funcionalismo público e em seguida retornavam para a cidade de origem dificultando o trabalho da polícia acriana.

Desde o ano passado que os delegados Adriano Morais e Leonardo Santa Bárbara, da 1ª Regional, conseguiram pistas importantes e até algumas prisões que foram vitais para a identificação de todos os membros do grupo e, consequentemente, a prisão de parte deles.

Na madrugada de ontem, informados que os golpistas seguiam de ônibus de Porto Velho para Rio Branco, investigadores ficaram de campana. Esperaram que Roseli, Sidnei e Cordovan se acomodassem em um dos hotéis nas proximidades da rodoviária, no bairro Cidade Nova, para cumprirem os mandados, já que estavam com prisão preventiva decretada.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites