segunda-feira, 2 de maio de 2011

Escola aplica projeto "Aluno nota 10" em Feijó

Seg, 02 de Abril de 2011

A escola Francisco Nunes Leitão realizou no dia 29 de abril de 2011, a entrega dos prêmios dos classificados como alunos nota 10, foram classificados 23 alunos no ano de 2010, em 1º lugar ganhou uma bicicleta, 2º lugar uma bicicleta, 3º lugar um curso de informática e 4º lugar um celular, os outros 19 receberam  certificados e medalhas. Mais para esses alunos que já foram alunos nota 10 em várias avaliações como: freqüência, notas, participação, organização, comportamento, respeito e acompanhamento dos pais, a escola resolve oferecer para todos, um curso de informática básica com introdução a internet com uma carga horária de15 horas, como complemento na aprendizagem.



Justificativa

A função primordial da escola é ensinar. Se os alunos não aprendem, a escola não é boa. Em outras palavras: a escola só é boa se os alunos aprendem.

A escola de Ensino Fundamental Francisco Nunes Leitão, foi fundada no ano de 1970, situada na rua José Porfírio S/Nº no Bairro 2º Distrito, recebeu este nome para homenagear o nordestino, Francisco Nunes Leitão que deixou sua terra Natal e veio para o Acre, em busca de melhores condições de vida. Na época, o Acre ainda não havia passado à categoria de Estado. Era um Território Federal.

Atualmente, a escola oferece a modalidade do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, funcionando nos turnos matutino e vespertino com 19 salas e com um número de 594 alunados.

A nossa escola tem por missão, proporcionar um serviço educacional de qualidade, incentivo à participação, garantindo a permanência do aluno na escola em busca de inovação para solucionar os desafios encontrados, em um ambiente afetuoso e de respeito, onde possamos reconhecer as potencialidades e contribuições individuais e coletivas da comunidade escolar como um todo,  capazes de agir na transformação da sociedade. Nós trabalhamos sempre buscando a ação coletiva, a participação de todos  os segmentos da comunidade escolar fortalecendo o compromisso com uma aprendizagem de qualidade.

Em nossa gestão do ano de 2008, tínhamos uma meta a ser alcançada no que se refere ao índice de aprovação geral dos alunos de 85.5% para 88%,  não conseguimos alcançar a meta apesar de ter aumentado o número de alunos matriculado na escola do ano anterior, bem como a evasão que caiu de 3,3% para 0,5% e a reprovação que era de 11,2% foi para 14,4% e a aprovação de 85,5% foi para 85,1%.

Diante desse resultado, buscamos algumas estratégias para superar essa situação e melhorar o desempenho escolar dos nossos alunos, implantando uma das ações o “Aluno Nota 10”, que é avaliar o desempenho dos aprendizes com frenquencia, utilizando critérios vinculados às metas de aprendizagem, e oferecer sugestões para melhorar o desempenho.

É importante salientarmos que detectamos e elencamos os principais problemas que atribuíram para o baixo rendimento escolar dos alunos. Dentre eles, podemos destacar:

  • · Falta de acompanhamento dos pais no processo de ensino aprendizagem;
  • · Baixa – estima;
  • · Desestabilidade domiciliar;
  • · Baixo nível de preparação dos alunos que ingressam na escola;

Visando diminuir esse índice de reprovação e objetivando contribuir para o sucesso escolar e ampliação de oportunidades de aprendizagem, bem como superar metas e fortalecer o compromisso com uma aprendizagem de qualidade, a escola Francisco Nunes Leitão, juntamente com os pais e todo segmento escolar resolveu implantar o projeto “Aluno Nota 10”, que tem por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de ensino, e de não deixar alunos para trás, nem aumentar as diferenças induzidas por outras estruturas da nossa sociedade. Portanto se faz necessário a execução do projeto “Aluno Nota 10”, onde deve-se considerar os resultados de aprendizagem dos alunos nos aspectos cognitivos, afetivos e sociais, contemplando alguns critérios de análises que contribuam para a equidade e a qualidade da educação do município.

O projeto “Aluno Nota 10 tem como missão e segue firme em colaborar para despertar e alimentar o apreço pela leitura, escrita, produção, cálculos, despertando o interesse e a curiosidade das crianças na formação de habilidades e competências que irão torna-los bons leitores escritores.
Fonte: FNL

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites