quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Justiça Feijoense esta preocupada com atos Infracionais "Crimes", cometidos pelos menores e Contra os Menores



De acordo com o Juiz de Direito da Comarca de Feijó Dr. Gustavo Sirena, o município de Feijó, tem aproximadamente 3 e 500 processos nos juizados especial civil, juizado especial criminal, fazenda pública, vara civil e criminal.

No entanto, o que tem causado bastante preocupação e requerendo um esforço maior nas resoluções dos problemas, são os processos referentes aos menores, crianças e adolescentes.

Tem-se audiências praticamente todos os dias da semana pela manhã e pela tarde e se tem um dia da semana, que é o dia de quinta-feira que é restrito aos menores a criança e adolescentes, foram temos ainda audiência extra-pauta, que são audiências de menores e adolescentes que são realizadas de segunda a sexta-feira, fora das pautas normais da vara.

Hoje é o grande problema de infrações e delitos cometidos por menores.
E, estas infrações é que toma mais o tempo do judiciário e é o que requer mais atenção.

Todos os dias chegam notícias de ato infracional, ato infracional entende-se o “crime” praticado pelo os menores e isto, tem gerado uma preocupação muito enorme, tanto que o Juiz da Comarca de Feijó, Dr.
Gustavo Sirena, editor uma Portaria regulamentando a entrada e a permanência de crianças e adolescentes em locais públicos. Tudo isto para tentar coibir e amenizar a preocupação em relação a problemática dos menores, já gerou alguns resultados.

O centro socioeducativo tem capacidade para atender 35 adolescentes, e hoje o mesmo está tendendo 40 a 45 menores.

No entanto, são atitudes de como está que ocorreu hoje, na Câmara de Vereadores, que foi a conferência da criança e adolescente, que vem a somar com as expectativas na melhora desta situação, que é a problemática do menor, sempre contando com a contribuição do Ministério Público, da Defensoria Pública, que são sempre um aliado do Judiciário na busca da correção dos menores e na diminuição da pratica dos atos infracionais. E, é só com atitudes deste tipo, com políticas sociais inclusivas e programas sociais e atividades educacionais para as crianças e adolescentes, que vai ajudar e contribui muito com o trabalho que é desenvolvido pelo o Judiciário.

Este alto índice de infrações cometido pela a criança e adolescente pode-se atribuir a muita das vezes, a falta de educação familiar, os pais de certa forma perderam o controle sobre os filhos, controle este que na verdade nunca tiveram, onde criaram os filhos sem controle e sem limites, sem respeito esses menores sai e não tem horário para voltar e os pais não sabem para onde seus filhos vão com que vão. E, tudo isto acaba complicando a vida de todos.

 Aí as crianças e adolescentes percebendo este momento de fraqueza dos pais, onde os mesmos não têm mais o controle da situação, diante disto, essas crianças em estado de vulnerabilidade social degradante acaba se tornando pessoas frágeis, para caírem no mundo do “crime”, das drogas e prostituição.

O Juiz da Comarca de Feijó, Dr. Gustavo Sirena, atribui a problemática dos menores e a relevante quantidade de atos infracionais, primeiramente aos pais, segundo o Estado Brasileiro, pois não pode não realmente fazer seu papel e deixar de lado as políticas públicas, sociais e inclusivas dos menores, pois não realiza e nem desenvolve seu papel, deixando de ofertar as crianças e aos adolescentes opções diversas, como: uma prática de esporte, alguma atividade desenvolvida na área da cultura do lazer e do trabalho que oportunize e melhor a qualidade de vida das crianças e dos adolescentes de forma diferente.

E uma das falas a serem destacadas também na VI Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente foram as palavras do Delegado de Polícia Civil Alex Tavares, o qual relatou que o índice de violência sexual contra menores (crianças e adolescentes) no Município de Feijó é alarmante, pois com pouco mais de três meses no Município o Delegado afirmou que por suas mãos já passaram em torno de dez procedimentos policiais envolvendo especificamente crianças (0 a 12 anos incompletos de idade), sem contar aqueles casos que não chegam ao conhecimento das autoridades públicas.

O Delegado alertou aos presentes para a necessidade de que os munícipes sintam as dores dessas crianças e adolescentes e com isso venham a denunciar aqueles que abusam das crianças e adolescentes no nosso Município.

O Delegado destacou também a necessidade de a “população adulta de bem” abra os olhos para os abusos em geral ocorridos contra as crianças e adolescentes, pois geralmente as mesmas não têm como se defenderem dos crimes praticados contra si.

De acordo com o Promotor de Justiça Dr. Bernardo Firtman, a VI Conferência da criança e do adolescente que tratou da mobilização, implementação e monitoramento da política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no Distrito Federal e nos municípios. As crianças e adolescentes precisam ter cuidados e a sociedade precisa cuidar de seus adolescentes, para isto ocorre se faz necessário ter metas e objetivos a serem alcançados. Como isto pode acontecer? Por meio de um amplo diálogo de toda a sociedade, para que assim se possa decidir o futuro da criança e do adolescente.

Esta política de valorização do jovem é importantíssima porque sem ela, a sociedade não terá futuro. Esta geração que hoje está se formando será a geração de lideres de amanhã e que lideres e gestores teremos? Esta é uma construção que se deve ser feita a partir de hoje. Se não, o futuro será incerto ou inexistente, pois só se tem garantido, com que é  que semeamos e plantado agora no presente.

E então, por isso a importância de se criar metas e de se trabalhar de forma metódica com os investimentos, com as estruturas e com o fortalecimento da rede de proteção da infância e juventude.

Hoje esta problemática do alto índice de infrações cometidas pelo os menores do município de Feijó, comprovado por uma quantidade exagerada de processos, devido o não respectivo cuidado no passado, em relação aos menores que fazem parte desta geração. E, o trabalho que está sendo realizados neste momento, os frutos, será colhido, logo, logo em um futuro, não muito distante. E, os passos estão sendo dados, já houve melhora e vai-se melhorar ainda.

Fonte: Acre Feijó

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites